COMPARTILHAR

Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional: Entenda as modalidades de tributação do IRPJ

Você deve ter se perguntado o que é o IRPJ em algum momento, mas nesse artigo iremos esclarecer todas as suas dúvidas.

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica é semelhante ao IR da pessoa física, mas possui suas diferenças e regras mais rígidas para declaração.

Com uma base de cálculo vinculado à empresa, existem regras que você deve saber para declará-las corretamente. Então fique com a gente até o final deste artigo e saiba mais sobre o assunto!

Então, o que é o IRPJ?

Em primeiro lugar, o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) é um tributo federal obrigatório para todas as empresas com CNPJ ativo, exceto em alguns casos específicos. 

A sua base de cálculo leva em consideração o regime tributário da empresa e determina uma alíquota para o cálculo do imposto. 

Desse modo, é necessário realizar a apuração mensal, trimestral, anual ou por evento, e a falta de cumprimento dessa obrigação pode resultar em juros e taxas até que a situação seja regularizada.

O IRPJ, assim como outros impostos federais, deve ser devidamente calculado e pago conforme a legislação vigente e dentro dos prazos estabelecidos. 

Além disso, o não cumprimento dessa obrigação fiscal pode resultar em multas e causar grandes inconvenientes para o empresário.

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica: como calcular corretamente?

Uma opção eficiente para garantir o cumprimento correto e sem erros do IRPJ é buscar a orientação de um contador. 

É obrigatório para todas as empresas, exceto MEIs. Ter o auxílio desse profissional em questões tributárias é fundamental.

Você pode trocar de contador a qualquer momento, mesmo que já tenha um que o auxilie atualmente. 

Todas as empresas com CNPJ ativo e que tenham faturamento ou lucro devem pagar o IRPJ, exceto organizações filantrópicas, recreativas, culturais e científicas, que são isentas. O IRPJ não deve ser confundido com o IRPF, que incide apenas sobre pessoas físicas. Existem diferentes regras e alíquotas para ambos.

A legislação determina quais empresas são obrigadas a pagar o IRPJ, incluindo:

  • Pessoas jurídicas (de direito privado) que residam no Brasil;
  • Filiais de empresas estrangeiras;
  • Empresas públicas;
  • Sociedades de economia mista;
  • SCPs e cooperativas de consumo que fornecem bens aos consumidores.

Empresas individuais também são equiparadas a pessoas jurídicas e devem pagar o imposto.

Pagamento do IRPJ

O pagamento do IRPJ pode ser feito em diferentes momentos, como mensal, trimestral, anual ou por evento. 

É crucial cumprir com a declaração e o pagamento desse imposto, independentemente do período escolhido para a sua empresa.

Conclusão

Agora que você sabe o que é o IRPJ e é dono de uma empresa, atente-se para as datas e valores que você precisa regularizar.

Esperamos que esse artigo tenha explicado corretamente o que é o IRPJ, e te deixar mais familiarizado com todos os detalhes desse tributo para garantir uma gestão financeira adequada.

Como todo imposto ou burocracia, pode parecer bastante complicado e difícil, mas a ajuda de um profissional qualificado vai resolver seu problema.