COMPARTILHAR

Passo a passo: como se inscrever no programa Jovem Aprendiz e aumentar suas chances de ser selecionado

Uma das melhores maneiras para o público jovem adquirir experiência no mercado de trabalho é atuando como jovem aprendiz. Esse programa consiste na contratação de colaboradores com idade entre 14 a 24 anos, que estejam matriculados em alguma rede de ensino. 

Essa modalidade garante inúmeras vantagens, principalmente quando levamos em conta a carga horária e experiência adquirida. Embora pareça fácil, é preciso saber como se destacar para garantir uma vaga, afinal, a maioria dos concorrentes não possuem experiência de trabalho. Mas como garantir uma vaga e destacar-se entre os demais?

É sobre isso que você verá ao longo deste artigo! Confira abaixo os tópicos a serem abordados e leia até o final:

  • Como ser chamado para uma vaga de jovem aprendiz;
  • Sites que disponibilizam cursos;
  • Sites para buscar vagas de jovem aprendiz;
  • CIEE;
  • InfoJobs e LinkedIn.

Como ser chamado para uma vaga de jovem aprendiz

Que o jovem aprendiz não possui experiência profissional é fato. Levando isso em consideração, como destacar-se entre as vagas? Nesse caso, a melhor opção é caprichar em sua capacitação e conhecimentos, além de treinar para ir bem em uma entrevista. 

Os principais cursos exigidos pelo atual mercado de trabalho envolvem Excel e inglês, principalmente para vagas relacionadas ao setor administrativo. Esses são os mais importantes, porém, existe uma infinidade de cursos que garantem um currículo de qualidade. 

Além disso, não podemos deixar de ressaltar que para destacar um currículo, é necessário que ele faça sentido com a vaga, ou seja, para uma vaga de vendas, por exemplo, dê ênfase em cursos e pequenas experiências que você tiver em relação a essa área. 

Saber dialogar em uma entrevista de emprego também é importante, e para isso, é possível encontrar diversas dicas no YouTube. 

Sites que disponibilizam cursos

Sabendo que um bom currículo é importante para garantir destaque e ser convocado para uma entrevista, é necessário garantir bons cursos. 

E não pense que é necessário investir para isso! Claro que existem bons cursos pagos, mas também existem cursos gratuitos com ótimas referências. Confira abaixo algumas plataformas que oferecem excelentes capacitações 100% gratuitas:

  • Aprendiz Legal
  • CIEE
  • Google
  • Escola Virtual do Governo

Sites para buscar vagas de jovem aprendiz 

Agora que você já sabe como elaborar um bom currículo e garantir uma vaga, é hora de ir atrás de seu primeiro emprego.

Pensando nisso, confira nos subtópicos a seguir os principais sites que atuam na divulgação de vagas de jovem aprendiz e se inscreva!

CIEE

O CIEE é um site com foco em ajudar os jovens a encontrarem vagas de jovem aprendiz e estágio.

Ao fazer seu cadastro, basta acessar a plataforma regularmente para encontrar as vagas enviadas de acordo com seu perfil. A plataforma também entra em contato com os candidatos para avisar sobre oportunidades que tenham a ver com seu perfil profissional. 

InfoJobs e LinkedIn 

Tanto o InfoJobs quanto o LinkedIn são sites parecidos, que funcionam como uma rede social para profissionais. 

Ambas plataformas possibilitam que os usuários insiram seu currículo, façam uma breve apresentação e descrevam suas experiências no mercado de trabalho. Além disso, inúmeras empresas utilizam para divulgar vagas e contatar possíveis colaboradores.