COMPARTILHAR

IPTU atrasado: Consequências e como regularizar a situação do seu imóvel

Para pagar o IPTU SP você pode usar a internet, assim como para saber mais das datas e meios de pagamento e todo os documentos necessários.

Iremos abordar mais sobre o assunto neste artigo, saiba mais detalhes continuando a leitura!

Como consultar o IPTU SP?

Primeiramente, basta acessar o site da Prefeitura de São Paulo e escolher a opção “Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU”.

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo enviam as notificações. Além disso, o calendário pode ser acessado no mesmo site.

Os contribuintes receberão inicialmente a notificação do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. 

Se escolherem parcelar, receberão posteriormente todos os boletos em um único formulário. Os boletos podem ser pagos mensalmente, de acordo com as datas de vencimento de cada parcela.

A primeira parcela ou o pagamento à vista do IPTU vence em fevereiro. Quem pagar à vista terá um desconto de 3% no imposto. Essa opção também evita o risco de esquecer de pagar alguma parcela, o que acarreta em juros.

O pagamento pode ser feito por débito automático, para aqueles que já optaram por essa modalidade em anos anteriores. 

Caso ainda não tenham escolhido, devem fazer o pagamento da primeira parcela pelos meios convencionais, mas podem optar pelo débito automático até a data de vencimento dessa parcela. 

O débito automático passará a valer a partir da segunda parcela.

Portanto, no site IPTU 2023, o contribuinte pode encontrar mais informações sobre o IPTU e até comparar os valores deste ano com os de 2022.

Valores e parcelamento do IPTU SP

Existem duas maneiras de pagar o IPTU:

À vista com desconto

Se você fizer o pagamento antes da data de vencimento, você pode pagar tudo de uma vez e receber um desconto de 3%.

Pagar parcelado

Se preferir, você pode dividir o pagamento em até 10 parcelas mensais, sem juros. No entanto, cada parcela deve ter um valor mínimo de R$ 50,00. Lembre-se de que o número de parcelas pode ser reduzido se necessário.

Se o vencimento cair em um dia em que os bancos não estão abertos, você pode pagar no primeiro dia útil seguinte, sem nenhuma taxa adicional.

Enquanto sua dívida não for inscrita como dívida ativa, você pode pagar qualquer uma das parcelas, adicionando os encargos legais correspondentes.

Para pagar o IPTU antes da data de vencimento, você tem as seguintes opções: utilizar os boletos enviados pela Prefeitura ou as segundas vias geradas pela internet com código de barras. 

Você pode pagar nos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), no site do seu banco (internet banking) ou nos guichês de caixa dos bancos, casas lotéricas ou bancos postais.

Usar alguns bancos que permitem o pagamento online sem a necessidade de boletos. Nesse caso, você precisa fornecer o número do cadastro do imóvel (também conhecido como número do contribuinte ou SQL). 

Você pode fazer isso nos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) ou no site do seu banco (internet banking).

Você também pode optar pelo débito automático em sua conta corrente. Para isso, você precisa se cadastrar previamente.