COMPARTILHAR

Conheça os objetivos e benefícios do programa Projovem para os jovens brasileiros

O Programa Projovem é uma iniciativa que visa aumentar a quantidade de alunos qualificados mesmo com carência em sua conclusão básica. 

Assim, ensinando jovens e adultos que ainda não sabem ler, escrever e ainda não concluíram o ensino fundamental. Dessa forma, impactando positivamente em suas vidas profissionais. 

Quer entender mais sobre os impactos, objetivos e benefícios do programa Projovem? Então fique neste artigo até o final e confira os tópicos a seguir!

Objetivo do programa Projovem 

O objetivo do programa Projovem é aumentar o nível de escolaridade de pessoas entre 18 e 29 anos. Dessa forma, garantindo que eles saibam ler e escrever, os preparando para conclusão do ensino fundamental. 

A conclusão dos estudos ocorre pela modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, o programa também desenvolve ações comunitárias integrando a qualificação profissional e cidadania. 

O Projovem possui ainda quatro modalidades: Adolescente, Trabalhador, Campo e também o Urbano.

Leis referente ao Projovem 

Para entender o programa de forma objetiva, confira abaixo o que prevê os 4 primeiros parágrafos do artigo 1° da Lei n°11.129:

  • “§ 1º O ProJovem terá validade pelo prazo de 2 (dois) anos, devendo ser avaliado ao término do 2º (segundo) ano, com o objetivo de assegurar a qualidade do Programa.             
  • § 2º O Programa poderá ser prorrogado pelo prazo previsto no § 1º deste artigo, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e financeiras da União.
  • § 3º A certificação da formação dos alunos, no âmbito do ProJovem, obedecerá à legislação educacional em vigor.
  • § 4º As organizações juvenis participarão do desenvolvimento das ações comunitárias referidas no caput deste artigo, conforme disposto em Ato do Poder Executivo.”

Benefícios do programa Projovem

Além de oferecer a oportunidade de reformar os estudos e concluir o ensino fundamental e médio, a fim de ter uma melhor chance de desenvolvimento profissional, o Projovem também conta com bolsa auxílio. 

Algumas pessoas não sabem, mas o Bolsa Família, benefício no país para pessoas com baixa renda, também contempla estudantes do Projovem. 

Os participantes do programa recebem uma bolsa auxílio de R$100,00, desde que tenham frequência equivalente a 75% nas aulas. 

Como se inscrever no Projovem

Se inscrever no Programa Projovem é muito simples e pode ser feito online, seguindo apenas alguns simples passos. 

Basta acessar o site www.trabalho.df.gov.br ou em agência do trabalho da cidade. A inscrição é totalmente gratuita. 

Para os que forem até a agência, deverão levar carteira de trabalho, CPF e RG. As vagas priorizam aqueles que estão desempregados e encontram-se disponíveis confirme os municípios e estados firmarem parceria com o Governo Federal. 

Não perca a oportunidade de reformar os estudos e aumentar suas qualificações profissionais com o Projovem. Acesse o site e se inscreva!