O Programa Projovem é uma iniciativa que visa aumentar a quantidade de alunos qualificados mesmo com carência em sua conclusão básica.
Assim, ensinando jovens e adultos que ainda não sabem ler, escrever e ainda não concluíram o ensino fundamental. Dessa forma, impactando positivamente em suas vidas profissionais.
Quer entender mais sobre os impactos, objetivos e benefícios do programa Projovem? Então fique neste artigo até o final e confira os tópicos a seguir!

Objetivo do programa Projovem
O objetivo do programa Projovem é aumentar o nível de escolaridade de pessoas entre 18 e 29 anos. Dessa forma, garantindo que eles saibam ler e escrever, os preparando para conclusão do ensino fundamental.
A conclusão dos estudos ocorre pela modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, o programa também desenvolve ações comunitárias integrando a qualificação profissional e cidadania.
O Projovem possui ainda quatro modalidades: Adolescente, Trabalhador, Campo e também o Urbano.
Leis referente ao Projovem
Para entender o programa de forma objetiva, confira abaixo o que prevê os 4 primeiros parágrafos do artigo 1° da Lei n°11.129:
- “§ 1º O ProJovem terá validade pelo prazo de 2 (dois) anos, devendo ser avaliado ao término do 2º (segundo) ano, com o objetivo de assegurar a qualidade do Programa.
- § 2º O Programa poderá ser prorrogado pelo prazo previsto no § 1º deste artigo, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e financeiras da União.
- § 3º A certificação da formação dos alunos, no âmbito do ProJovem, obedecerá à legislação educacional em vigor.
- § 4º As organizações juvenis participarão do desenvolvimento das ações comunitárias referidas no caput deste artigo, conforme disposto em Ato do Poder Executivo.”
Benefícios do programa Projovem
Além de oferecer a oportunidade de reformar os estudos e concluir o ensino fundamental e médio, a fim de ter uma melhor chance de desenvolvimento profissional, o Projovem também conta com bolsa auxílio.
Algumas pessoas não sabem, mas o Bolsa Família, benefício no país para pessoas com baixa renda, também contempla estudantes do Projovem.
Os participantes do programa recebem uma bolsa auxílio de R$100,00, desde que tenham frequência equivalente a 75% nas aulas.
Como se inscrever no Projovem
Se inscrever no Programa Projovem é muito simples e pode ser feito online, seguindo apenas alguns simples passos.
Basta acessar o site www.trabalho.df.gov.br ou em agência do trabalho da cidade. A inscrição é totalmente gratuita.
Para os que forem até a agência, deverão levar carteira de trabalho, CPF e RG. As vagas priorizam aqueles que estão desempregados e encontram-se disponíveis confirme os municípios e estados firmarem parceria com o Governo Federal.
Não perca a oportunidade de reformar os estudos e aumentar suas qualificações profissionais com o Projovem. Acesse o site e se inscreva!