Para os que estão cursando o ensino médio ou que não tiveram condições de dar continuidade em seu ensino fundamental, o Projovem conta com diversos benefícios que podem ser úteis para a formação do público.
Garantindo a aprendizagem e capacitação, o programa oferece diversas modalidades para crescimento. Quer saber mais? Então leia este conteúdo até o final! Confira abaixo os tópicos a serem abordados:
- O que é o Projovem e qual sua importância;
- Como se inscrever;
- Como funciona o pagamento do bolsa auxílio.

O que é o Projovem e qual sua importância
O Projovem (Programa Nacional de Jovens) é um programa que visa o crescimento profissional dos jovens em diversas áreas da economia brasileira. Surgiu em 2005, foi reestruturado três anos depois e atende jovens com idade entre 18 a 29 anos.
A iniciativa auxilia no crescimento profissional dos jovens e garante mais oportunidades no mercado de trabalho.
Para entender o programa de forma objetiva, confira abaixo o que prevê os 4 primeiros parágrafos do artigo 1° da Lei n°11.129:
“§ 1º O ProJovem terá validade pelo prazo de 2 (dois) anos, devendo ser avaliado ao término do 2º (segundo) ano, com o objetivo de assegurar a qualidade do Programa.
§ 2º O Programa poderá ser prorrogado pelo prazo previsto no § 1º deste artigo, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e financeiras da União.
§ 3º A certificação da formação dos alunos, no âmbito do ProJovem, obedecerá à legislação educacional em vigor.
§ 4º As organizações juvenis participarão do desenvolvimento das ações comunitárias referidas no caput deste artigo, conforme disposto em Ato do Poder Executivo.”
Como se inscrever
A inscrição para o Projovem é 100% gratuita e pode ser realizada pelo site www.trabalho.df.gov.br ou em agência do trabalho da cidade. Para os que forem até a agência, deverão levar carteira de trabalho, CPF e RG. As vagas priorizam aqueles que estão desempregados e encontram-se disponíveis confirme os municípios e estados firmarem parceria com o Governo Federal.
O programa abre inscrições para 4 modalidades, sendo elas:
- Adolescentes: Jovens com idade entre 15 a 17 anos, originários de famílias que recebem Bolsa Família ou estejam em situação de risco social;
- Urbano: Jovens com idade entre 18 a 29 anos que não terminaram o ensino fundamental irão participar de um curso de 18 meses;
- Campo: Jovens que atuam com agricultura e foram excluídos do sistema formal de ensino poderão finalizar o ensino fundamental (duração de 24 meses);
- Trabalhador: Jovens entre 18 e 29 anos, com família cuja renda mensal per capita seja de até um salário mínimo. Necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio.
Como funciona o pagamento do bolsa auxílio
Os participantes do programa recebem uma bolsa auxílio de R$100,00, desde que tenham frequência equivalente a 75% nas aulas.
Confira abaixo o que diz a Lei n°11.129 sobre o auxílio financeiro oferecido aos estudantes:
“§ 1º O auxílio financeiro a que se refere o caput deste artigo será de R$100,00 (cem reais) mensais por jovem beneficiário, por um período máximo de 12 (doze) meses ininterruptos, enquanto estiver matriculado no curso previsto no art. 1º desta Lei.”